EIT Health Abre Candidaturas para o Programa InnoStars SPICE

Financiamento

A EIT Health InnoStars lançou as candidaturas para o programa SPICE, uma iniciativa voltada para apoiar soluções inovadoras na área da saúde nos países RIS (Regiões de Inovação Moderada).

O programa SPICE é uma nova iniciativa da EIT Health InnoStars, com o objetivo de promover a inovação na área da saúde nos países RIS (Regiões de Inovação Moderada). O seu objetivo é atrair, selecionar e apoiar organizações visionárias, oferecendo serviços especializados que impulsionem as suas soluções rumo à comercialização. Os subbeneficiários e parceiros selecionados irão trabalhar em conjunto para entregar inovações impactantes na área da saúde, beneficiando os cidadãos europeus.

O programa é destinado a empresas, universidades, centros de investigação e organizações de saúde, com o objetivo de promover a regulamentação, validação clínica, comercialização, financiamento e expansão de mercado das soluções inovadoras.

Os participantes selecionados terão acesso a financiamento de até 250.000€ e à oportunidade de colaborar com especialistas e organizações visionárias, acelerando o desenvolvimento e a comercialização de novas tecnologias e produtos no setor da saúde.

Critérios de Elegibilidade para o Programa InnoStars SPICE

Para se candidatar ao programa InnoStars SPICE, os candidatos devem cumprir os seguintes critérios:

  1. Entidade Legal: Os candidatos devem ser uma entidade legal registada num dos países elegíveis para o RIS, incluindo:
    • Estados Membros da UE: Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Estónia, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha.
    • Países Associados ao Horizonte Europa: Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia, Turquia, Ucrânia.
    • Regiões Ultraperiféricas: Guadalupe, Guiana Francesa, Reunião, Martinica, Mayotte e Saint-Martin (França); Açores e Madeira (Portugal); Ilhas Canárias (Espanha).
  2. Capacidade de Comercialização: Os candidatos devem ser capazes de comercializar os seus serviços e produtos. Apenas entidades que possam gerar receita através das suas atividades comerciais são elegíveis, incluindo:
    • Universidades
    • Organizações de Pesquisa e Tecnologia (RTOs)
    • Fundações de universidades
    • PMEs (Pequenas e Médias Empresas)
  3. Exclusões:
    • Indivíduos e grandes empresas não são elegíveis para financiamento no âmbito desta chamada.
    • Candidatos que tenham recebido apoio financeiro de outros programas RIS do EIT Health no mesmo ano civil não são elegíveis.
  4. Nível de Preparação Tecnológica (TRL): A solução do candidato deve ter um nível mínimo de TRL 6, indicando que a tecnologia/serviço/solução já foi demonstrada num ambiente de trabalho ou relevante.

Entidades Elegíveis:

  • PMEs (como definidas pela Comissão Europeia, incluindo spin-offs e start-ups)
  • Instituições de saúde
  • Instituições académicas
  • Instituições de pesquisa

As candidaturas estão abertas até 21 de março. Para mais informações sobre o programa e para submeter a sua candidatura, clique aqui.

Artigos Relacionados

CANDIDATURAS ABERTAS: ClimAccelerator 2026

O ClimAccelerator 2026, iniciativa internacional promovida pela Climate-KIC e pelo EIT, abriu uma nova convocatória dirigida a organizações que apoiam o empreendedorismo e que desejem implementar programas de aceleração focados em soluções de Inteligência Artificial e...

StartUP Voucher: Candidaturas até 30 de janeiro de 2026

Arranca no dia 3 de outubro a nova fase de candidaturas à 4.ª edição do StartUp Voucher, uma medida dinamizada no âmbito do Programa Temático Inovação e Transição Digital, com financiamento do COMPETE 2030 operacionalizado pela União Europeia. Esta medida vai...