Transição ESG | Revisão das normas europeias de reporte em consulta pública

Notícias

O EFRAG mantém em consulta pública, até 29 de setembro, uma proposta revista e simplificada das normas europeias de reporte de sustentabilidade (ESRS).

O processo de revisão foi solicitado pela Comissão Europeia, no contexto do pacote de medidas de simplificação OMNIBUS I, com o objetivo de reduzir a carga administrativa das empresas da UE em matéria de relatórios de sustentabilidade e favorecer o reforço da sua capacidade competitiva, sem pôr em risco os princípios do Pacto Ecológico Europeu.

Em causa está uma redução significativa dos indicadores de reporte, na ordem dos 68%, tornando mais simples e clara a estrutura de dados dos relatórios, eliminando sobreposições, e simplificando a análise da dupla materialidade.

consulta pública está aberta a uma rede alargada de stakeholders, incluindo empresas e associações empresariais, auditores, investidores, financiadores, entidades governamentais, e sociedade civil.

Recorda-se que as ESRS, European Sustainability Reporting Standards, ainda em vigor, no âmbito da Diretiva CSRD, que estabelece os requisitos para o reporte pelas empresas dos seus desempenhos em sustentabilidade, começaram a ser aplicadas em 2024, com reporte em 2025, para o primeiro grupo de destinatários, essencialmente grandes empresas cotadas.

O EFRAG, a estrutura de peritos que tem vindo a trabalhar estas áreas para a CE, prevê concluir a sua proposta de revisão final das ESRS, já com incorporação dos resultados da consulta pública, até ao final do próximo mês de novembro.

Artigos Relacionados

Portugal consolida ecossistema de startups em 2025

O mais recente Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report 2025, publicado pela Startup Portugal em parceria com a consultora Informa D&B, revela que o ecossistema português de startups atingiu um marco significativo em 2025, com resultados que sinalizam uma...

Nova plataforma reforça Investigação Clínica em Portugal

No dia 1 de setembro, Portugal deu mais um passo decisivo na área da Investigação Clínica com o lançamento da plataforma Portugal Clinical Studies, uma iniciativa da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica. Este projeto estratégico tem como...